quinta-feira, 17 de março de 2011

Rampa de Bom Retiro, um tesouro esquecido...

Ontem depois do vôo do Oderdeng, uma patrulha de reconhecimento foi formada para uma missão : Explorar território ainda não homologado nos registros da Força Aérea da Esquina.
Destino, rampa no morro das antenas no município vizinho Bom Retiro. Comandante Clasen e Tenente Borges foram designados para este importante objetivo. Fotos Comte. Clasen
A rampa de madeira para decolagens de asas delta foi construida à alguns anos pelo voador de Lages Mestre André. Tem 400 mts de altura em relação ao pouso. O morro é uma concha oblíqua de arenito bem de frente para NE. Um clássico para o vôo livre.

De frente para ventos de nordeste , o acesso é de carro por estrada de chão, e para chegar no topo ainda faz-se uma caminhada de cem metros morro acima.


À noite em Urubici, Mestre André nos contou varios relatos de vôos espetaculares de asa delta e parapente comparando o potencial de Bom Retiro com Tangará , um dos melhores picos de vôo em Santa Catarina.



Como um bom exemplo, Mestre André fez um vôo de parapente onde botou 2.500mts de altura indo direto para Taió ( 60 km em linha reta), batendo pilão e voltando para Bom Retiro, num total de 120 km voados !!!!!

O vento Nordeste que não passa em Urubici de forma correta , encana no Vale do Rio Canoas e vira um vento aparente, porque fica bloqueado pela Serra da Anta Gorda. Bom Retiro é uma grande opção de cross livre, pois as montanhas como pode ser visto nas fotos ficam bem distantes, formando um cenário espaçoso. O vento entra limpo e sem obstáculos proporcionando termicas largas em com ótimas formações de nuvens.

Os pousos são inúmeros e seguros. Pelos relatos de André foram feitos muitos vôos bons, o suficiente para qualificar Bom Retiro como um tesouro aéreo perto de Urubici, apenas 30 km.
Em breve um pelotão de voadores da F.A.E. será designado para missão aérea neste sítio de vôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário